segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Existem, várias razões que nos devem levar a comer fruta, das quais se destacam:

Seja a fruta da época, seca ou oleaginosa, as frutas são fontes de vitaminas e minerais, possuem sabor adocicado ou ácido, são refrescantes e muito saborosas. Aposte em uma alimentação rica nesses alimentos para manter o corpo em forma e uma vida mais saudável.


Frutas frescas

Ameixa - 1 unidade desta frutinha tem somente 19 kcal. Com polpa suculenta e uma cor brilhante de dar água na boca, com certeza é uma ótima pedida. Você pode consumir ao natural ou pode acrescentar em preparações como doces, molhos, etc. A ameixa é fonte de fibras, vitamina A, vitamina C, potássio e outros nutrientes.

Figo - Fibras, cálcio e potássio são alguns nutrientes presentes no figo. Uma fruta com poucas calorias, cerca de 37 kcal por unidade.

Uva - Contém propriedades funcionais, antioxidantes (resveratrol e flavonóides) que são substâncias que combatem os radicais livres. Um cacho pequeno de uva tem em média 54 kcal, mas este valor pode variar conforme o tipo da uva.

Cereja - Muitos talvez tenham o hábito de comer esta frutinha apenas industrializada (conserva), em calda, em bolos e preparações doces, porém, ao natural é uma delícia. Uma unidade tem pouquíssimas calorias, 3,5 kcal.

Manga - Devido à sua cor amarelo escuro, alaranjado, você encontra beta caroteno (pró-vitamina A) nesta fruta, que de acordo com a necessidade do organismo transforma-se em vitamina A, além de ser um antioxidante. Uma fatia de manga tem aproximadamente 90kcal.

Pêssego - Macio, meio doce e aromático, o pêssego possui em média 48 kcal por unidade. Fonte de vitamina A, potássio, entre outros nutrientes.

Abacaxi - Esta é uma fruta que geralmente não falta nas festas de fim de ano, seja em sobremesas, para enfeitar a mesa, preparações, ou para dar um toque especial aos pratos agridoces. Além da presença de vitamina C e outros nutrientes, você encontra nesta suculenta fruta uma enzima chamada bromelina, que colabora no processo de digestão das carnes e gorduras.

Frutas secas

Nas festas de fim de ano dificilmente você não verá estas frutinhas enfeitando as mesas, como aperitivo ou até mesmo em preparações doces e salgadas.

A fruta torna-se seca depois de passar pelo processo de desidratação, onde é retirada a água da fruta e acrescido açúcar para sua conservação. Apesar de ter mais calorias que a fruta natural, substituir os doces calóricos, muito elaborados por estas frutinhas é

Frutas oleaginosas

Nozes, castanha do Pará, avelãs e amêndoas, ao contrário do que muitos pensam possuem propriedades que fazem bem à saúde. Por terem valores calóricos altos e por serem fontes de gordura, muitos evitam o consumo, mas se forem consumidas em pequenas quantidades poderão até prevenir doenças cardiovasculares.

O tipo de gordura presente nestas frutinhas é a insaturada, a gordura “boa” que ajuda aumentar o colesterol “bom” e diminuir o “ruim”.

Invista nas frutas, pois elas fornecem nutrientes, saciam àquela vontade de comer um docinho e aprimoram o sabor de alguns pratos. Apenas não esqueça das palavrinhas mágicas: moderação sempre!

As vantagens de comer a fruta ou de tomar o suco natural
Mas você sabe qual é a melhor forma de consumir frutas? Em pedaços ou em sucos naturais?

As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos. Por isso, são muito importantes na alimentação diária de uma pessoa que quer manter o cardápio bem equilibrado. Saborosas, nutritivas e de fácil digestão, elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra doenças e ainda ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue.

A nutricionista Edeli Simioni de Abreu, professora dos cursos de nutrição e farmácia do Mackenzie, acredita que ambas as formas de consumo da fruta são boas para o organismo. "Tanto o suco quanto a fruta "in natura" são recomendados para quem quer ter uma alimentação saudável. Ao comer a fruta, temos os benefícios das fibras e de algumas vitaminas mais voláteis, que se perdem no preparo dos sucos, mas eles também são uma ótima opção", disse Edeli.

Para Edeli Simioni de Abreu, ao contrário do que muitos pensam, a grande parte dos nutrientes das frutas não se perde durante o preparo dos sucos, eles apenas diminuem ou aumentam devido à porção utilizada. "O que ocorre na maioria das vezes é o aumento ou a diminuição da porção. Ao fazer um suco de mamão, por exemplo, a pessoa acrescenta água, e, por isso, não terá a mesma quantidade da fruta se ela fosse ingerida 'in natura'. Com a laranja acontece o inverso. Para fazer um copo de suco são necessários duas ou três frutas", disse.

Cuidados com o preparo
A melhor forma de preservar os nutrientes de uma fruta nos sucos é consumi-los imediatamente após seu preparo, pois isto evitará que algumas vitaminas se percam devido ao contato com o ar ou a luz. "Os sucos também são uma ótima opção, mas devem ser consumidos logo após o preparo, para que não perca as propriedades naturais", recomendou a nutricionista Edeli.

"Quanto mais tempo demoramos a consumir o suco, maior é a perda das vitaminas que oxidam na presença da luz e do oxigênio, como é o caso da vitamina C. Assim, para diminuir a perda destes nutrientes, o ideal é não coar os sucos e consumi-los, de preferência, imediatamente após o preparo, ou conservá-los em uma jarra escura dentro da geladeira", concordou Elizabete De Paola, sócia-diretora de desenvolvimento da Vital Nutri. "É importante fazer o suco com todas as partes comestíveis da fruta, não separar nada e não coar, pois assim não se perdem as fibras", completou Edeli.

Também vale lembrar que é muito importante tomar todos os cuidados com a higiene e levar muito bem as frutas, principalmente as que são ingeridas com casca, durante o preparo dos sucos ou ao consumi-las "in natura".

Sucos industrializados
O mercado oferece inúmeras opções de sucos prontos, concentrados ou de polpas congeladas. Assim como em todos os outros tipos de alimentos, o ideal é preferir a forma "in natura" no lugar da industrializada, mas eles também preservam muitos dos nutrientes encontrados nas frutas.

"A vitamina C é a que mais sofrerá degradação no processo de fabricação das polpas congeladas e dos sucos industrializados. O que as indústrias fazem para conservar o valor nutricional dos sucos é a incorporação de vitamina C ou do ácido cítrico", disse Vânia Delariva, consultora da Nutriz Nutricional e Saúde. "Às vezes, os sucos industrializados tem até mais nutrientes porque são acrescidos de vitaminas e minerais", conclui Edeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE BOM QUE VC VEIO AKI!!