BERINGELA:

Propriedades: potássio, ferro, enxofre, cálcio e vitaminas C e do complexo B.
Boa para: acabar com retenção de líquidos, controlar a hipertensão, facilitar a digestão, reduzir o mau colesterol e combater gota, artrite e reumatismo.
Contra indicações: quando consumida crua, a beringela pode causar indigestão.
Cuidados na compra, armazenamento e preparo
A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.
Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.
Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.
Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.
recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de vegetais e frutas variados.
CONTROLAR PRESSÃO ALTA:
No liquidificador, bata 1/2 beringela picada com 1 copo (200ml) de água filtrada. Coe e beba pela manhã, em jejum, sem adoçar.
RECEITAS COM BERINGELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUE BOM QUE VC VEIO AKI!!